A devastação


"Não há nada mais devastador para uma relação do que a quebra da confiança. Aquele que mente acaba com todas as chances de algo dar certo..."


Quando a mentira entra no relacionamento, pode acabar de vez com a confiança que existia entre o casal. Uma das mais recorrentes causas de separação é, sem dúvida, a mentira. É uma das maiores causas de problemas. Mas muitas vezes não se olha para a total extensão deste problema.


Por mais que a gente acredite que não vai fazer mal contar uma mentirinha para o parceiro, uma coisa é certa: mentira tem pernas curtas. E pior: como afirma a psicóloga e terapeuta sexual Iara Jukemura, do Núcleo de Psicoterapia Cognitiva de São Paulo, não existe mentira positiva. Todas são negativas e têm poder suficiente para acabar com qualquer relacionamento, já que a base mais sólida das relações humanas é a confiança.

 “A pior coisa que existe é uma pessoa descobrir que foi enganada. Por isso, mesmo que a verdade seja dolorosa, é melhor optar por ela”, diz Iara. Assuma seu erro o mais depressa possível. Diga que mentiu, porque assim sua chance de ser perdoado é maior. É mais fácil perdoar uma fraqueza momentânea do que uma mentira. Também é mais fácil perdoar o mentiroso que assume sua fraqueza, do que perdoá-lo quando sabemos da mentira através de outra pessoa”, explica a psicóloga.

O relacionamento deixa de ser saudável no momento em que a mentira atravessa a relação. A partir daí o mentiroso passa a conviver com dois fantasmas: o da mentira e o do medo de ser descoberto. Talvez por isso, muita gente passe a acreditar na própria mentira. É como se, assim, pudesse se defender. Entretanto, ao ser descoberto, “bater o pé e persistir na mentira só vai piorar a situação, afirma Iara.

Posso dizer que a mentira vai até mais além... quando duvidam da sua inteligência!!!

1 comentários:

Gois disse...

"O castigo dos mentirosos é que quando eles falarem a verdade ninguém vai acreditar"...
Por mais absurda que seja a verdade, do tipo que não se encherga os fatos claramente ou pelo menos tente analisar o argumento da outra parte, não vai adiantar! Quando se perde a confiança não adianta adimitir o que não se fez só para que a outra pessoa possa ouvir o que quer... O mentiroso colhe aquilo que plantou! E geralmente colhe mágoa, rancor, e outros sentimentos que sempre vem de pessoas que ele gosta!

Postar um comentário

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti